UCT Digital

Home » UCT Digital » Notícias » UCT comemora conquista da 1ª turma do Tecnólogo em Transportes

notícias

01/11/2017

UCT comemora conquista da 1ª turma do Tecnólogo em Transportes

Foto: Ale Silva - Divulgação UCT
Foto: Ale Silva – Divulgação UCT

Trinta e nove alunos formados. Dois anos de curso. 1.660 horas-aula. Esses são os números da primeira turma do Tecnólogo em Transportes Terrestres, parceria da Universidade Corporativa do Transporte e a Universidade Estácio de Sá.

Nesta semana, a UCT realizou uma cerimônia especialmente dedicada aos formandos deste curso inédito no país. Profissionais das empresas de ônibus que encontraram a missão de equilibrar a rotina de trabalho de uma garagem, de um coletivo ou escritório, e as aulas no período da noite. São auxiliares administrativos, motoristas, cobradores, manobreiros, instrutores, gerentes operacionais, despachantes, assistentes financeiros e supervisores de manutenção que vieram de diversas regiões da cidade e do estado do Rio de Janeiro.

“Daqui algum tempo novas turmas também se formarão e quando eles olharem para início desse projeto, quando eles procurarem a origem do curso, lá estaremos nós. Seremos lembrados como pessoas que conquistaram os seus objetivos, pessoas que lutaram para que o nosso setor se aperfeiçoasse cada vez mais.”

Trecho do depoimento da oradora da turma, Jociara Rodrigues Campos, da Auto Ônibus Fagundes, durante a cerimônia.

Laboratório do transporte no Rio

Ao ser lançado no segundo semestre de 2015, o Tecnólogo em Transportes Terrestres embarcou nas mudanças do sistema de transporte do estado do Rio, resultado do legado das obras para as Olimpíadas. Foram elaboradas disciplinas como Tecnologias de Transporte de Passageiros; Mobilidade; Políticas Públicas e Legislação de Transporte; Gestão de Sistemas de Transporte; Planejamento de Transporte; Tarifas de Transporte de Passageiros; Otimização de Sistemas de Transporte; Trânsito e Sinalização Urbana e Operação de Transporte.

Durante relato em entrevista à UCT no ano passado, a doutora em Engenharia do Transporte pela Coppe/UFRJ, Milena Bodmer, consultora contratada pela Universidade Corporativa do Transporte, que deu o tom acadêmico nas disciplinas dessa área no curso, a primeira turma foi privilegiada por ter acompanhado isso de perto, dentro e fora da sala de aula. “Podemos dizer que se trata de um dos maiores laboratórios de transporte ao vivo, onde possamos acompanhar as mudanças estruturais de transporte que terão impactos sobre a qualidade de vida na metrópole”,

Recentemente, o Tecnólogo em Transportes Terrestres foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), obtendo nota 4,2. O MEC usa indicadores para avaliar os cursos de graduação no país. A escala vai até 5, sendo este o número que mede o nível máximo de excelência. Qualquer curso no Brasil precisa passar pelo processo de autorização, reconhecimento e renovação de conhecimento, durante seu funcionamento ao longo dos anos.

A UCT também contribuirá na divulgação de  uma nova turma do Tecnólogo em breve. Aguarde informações no nosso site e assine a nosso boletim informativo Expresso UCT (deslize a barra de rolagem, vá até a barra inferior da nossa Homepage e digite seus dados Receba Novidades da UCT).