UCT Digital

Home » UCT Digital » Notícias » Sest Senat oferece 1.500 vagas para qualificar cobrador como motorista profissional

notícias

30/04/2018

Sest Senat oferece 1.500 vagas para qualificar cobrador como motorista profissional

Só em São Paulo, eles são quase 20 mil, o que corresponde a 40% do total de trabalhadores do sistema de transporte urbano. Deste número, a cada mês, 2,5% deixam a função para assumir outros cargos no setor. Os dados fazem parte deste breve panorama sobre os cobradores no Brasil.

No estado do Rio de Janeiro, eles somam um contingente de mais de 10 mil, de acordo o último levantamento da área de mobilidade urbana da Fetranspor.

Se por um lado os números diferem entre si, não se pode dizer o mesmo quando o assunto é a extinção da função de cobrador, seguindo tendência de outras cidades como Curitiba e Campinas, que lidam com a polêmica, muitas vezes, decidida no Judiciário.

Diante deste cenário, o Sest Senat está com inscrições abertas, até o dia 16/05, para o projeto “Qualificação Profissional para Cobrador no Transporte Coletivo de Passageiros”.

A ideia é promover a qualificação destes trabalhadores para que eles possam concorrer a cargos de motoristas profissionais em empresas do setor.

O projeto disponibiliza 1.500 vagas em cinco cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). Deste total, 380 estão na unidade do Sest Senat Deodoro, na capital fluminense.

A iniciativa vai permitir a mudança da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da categoria B para a D, além de oferecer cursos específicos para o transporte de passageiros.

Pré-requisitos:

– Comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus.

– Possuir CPF.

– Enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo para mudança de categoria.

Dúvidas ou informações: 0800 728 2891. Para saber mais, acesse a matéria no site do Sest Senat.