UCT Digital

Home » UCT Digital » Notícias » Pesquisa lista as melhores empresas de ônibus para trabalhar no RJ

notícias

02/04/2015

Pesquisa lista as melhores empresas de ônibus para trabalhar no RJ

Não é a lista do Oscar, mas algumas empresas de ônibus do estado do Rio de Janeiro provavelmente vão se sentir premiadas.

Os principais dados da 10ª e última parte da série de reportagens sobre a pesquisa Perfil e Expectativa do Motorista 2014 trazem as empresas mencionadas como as melhores, separadas por sindicatos:

Rio Ônibus:
Viação Redentor (9%)
Transportes Barra (8%)
Autoviação Jabour (7%)
Real Auto Ônibus (7%)

Setrerj
Rio Ita (20%)
Auto Viação 1001 (14%)
Viação Mauá (10%)
Auto Ônibus Fagundes (10%)

TransÔnibus
Transportes Flores (38%)

Setransduc
Auto Viação Reginas (26%)

Sinterj
Auto Viação 1001 (66%)

Sindpass
Viação Sul Fluminense (20%)
Viação Senhor do Bonfim (16%)
Viação Cidade do Aço (15%)

Sinfrerj
Turismo Três Amigos (34%)
Top Rio Viagens e Turismo (17%)
Bel-Tour Turismo e Transportes (16%)

Setransol
Sit Macaé (34%)
Friburgo Auto Ônibus (20%)
Auto Viação Salineira (19%)
Viação Dedo de Deus (13%)

Setranspetro
Viação Petro Ita (28%)
Turb (21%)
Cidade Real (15%)
Cidade das Hortências (11%)

O levantamento mostra também que as principais razões para apontar as melhores empresas são: o pagamento em dia dos salários (61%) e das férias também (40%), o bom estado dos ônibus (42%), a proximidade da empresa com a residência do motorista (39%), comportamento dos chefes (32%) e os treinamentos oferecidos (32%), independente do sindicato.

Na Auto Viação 1001, empresa mais citada como sendo a melhor para se trabalhar, além das principais razões já apontadas, destacam-se os benefícios oferecidos (53%), as condições de trabalho (53%) e a oportunidade de crescer na empresa (42%).

O principal motivo para considerar a Transporte Flores a melhor empresa são os benefícios oferecidos (73%), e na empresa Reginas se destaca a proximidade da residência (69%).

A Rio Ita se destaca no item comportamentos dos chefes (45%) e a Viação Redentor em facilidade de comunicação com superiores (44%).

Foto: Arquivo UCT
Foto: Arquivo UCT

Especialistas comentam a pesquisa

A UCT aproveitou os dados dessa pesquisa e produziu a nova websérie “Construa a Melhor Empresa”, com 5 episódios. A estreia ocorre nas quartas-feiras. As especialistas Andrea Ramal, doutora em Educação, e Patrícia Tomei, doutora em Administração, analisam os dados do levantamento.

O 1º episódio, “Lideranças”, revela por que essa habilidade é um quesito tão importante quando o profissional avalia a empresa.

Em seguida?, “Plano de Carreira” dá dicas de como pequenas empresas podem implementar processos desse benefício e como as grandes empresas podem aprimorá-lo no setor de transportes de passageiros.

O 3º episódio, “Educação Continuada”, traz a análise do valor do treinamento para os motoristas de ônibus e de que forma isso pode ser visto como mais um benefício para o profissional.

O panorama dos benefícios mais almejados pelos rodoviários, diante da atração e retenção de profissionais, será o foco do 4º episódio. Além disso, os especialistas vão comentar como a flexibilidade de horário pode ser percebida como uma vantagem para os motoristas de ônibus.

O 5º e último episódio explica como o funcionamento do ônibus impacta diretamente no trabalho dos condutores profissionais e de que maneira isso afeta a visão dele sobre a própria empresa.

A pesquisa da Fetranspor avaliou o perfil dos motoristas no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 959 profissionais, de nove sindicatos, foram ouvidos: Rio Ônibus, Setrerj, TransÔnibus, Setransduc, Sinterj, Sindpass, Setransol, Sinfrerj e Setranspetro.