UCT Digital

Home » UCT Digital » Notícias » Participe da pesquisa para reformular o curso da UCT

notícias

10/04/2017

Participe da pesquisa para reformular o curso da UCT

O curso de Operação e Manutenção em Ar-Condicionado será ampliado em breve. Antes de elaborar o novo conteúdo da ação educacional, a Universidade Corporativa do Transporte (UCT) quer ouvir os principais profissionais da área.

Se você trabalha como mecânico de refrigeração ou eletricista nas empresas de ônibus, que fazem parte dos sindicatos filiados à Fetranspor, envie e-mail para contato@uct-fetranspor.com.br. Indique nome completo, cargo, telefone e empresa. A UCT entrará em contato para dar mais detalhes da pesquisa. A sua contribuição é fundamental.

As empresas têm trocado a frota por ônibus com ar-condicionado, por isso a necessidade de mão de obra especializada nunca foi tão requisitada.

Pegando carona nesse cenário, recentemente, a Universidade Corporativa do Transporte concluiu a turma do curso de Operação e Manutenção de Ar-Condicionado, em parceria com a empresa Spheros e o Sest Senat Deodoro.

Participaram 16 técnicos da área de elétrica e mecânica de refrigeração, de 12 empresas, filiadas aos sindicatos Rio Ônibus, Setrerj e Sinfrerj.

Foram 32 horas de curso, com objetivo de qualificar os profissionais de manutenção das empresas sobre os procedimentos de segurança, funcionamento e consertos de falhas elétricas.

Além de apresentar os princípios básicos de refrigeração, o educador Estefferson Pinheiro conscientizou os alunos para que evitem o desperdício do gás refrigerante, pois, além de prejuízo financeiro, há risco de destruição da camada de ozônio.

“Quando falamos de mecânica de refrigeração, se não conhecemos o sistema como um todo, temos dificuldade de resolver problemas que podem ser simples. Sem o esquema elétrico na mão e o conhecimento passado no curso, o que seria simples se torna uma grande dificuldade. A organização e o método trazem maior produtividade, com menos esforço físico”, aponta Denis Roger Patrick Correia Sabino, da empresa Viação Ideal.

“O conhecimento passado pelo educador foi de alto nível e deu para esclarecer todo o funcionamento do ar-condicionado e até eventuais problemas que tenhamos que identificar”, destaca Tiago Ferreira Siqueira, da Viação Pendotiba.

20170323_163717_b