UCT Digital

Home » UCT Digital » Notícias » Maio Amarelo 2017 alerta para escolhas dos motoristas

notícias

02/05/2017

Maio Amarelo 2017 alerta para escolhas dos motoristas

Conduzir o veículo e falar ao celular; beber e dirigir; não usar cinto de segurança; escolher o assento errado para transportar crianças; não respeitar o limite de velocidade nas vias; não usar o capacete para motociclistas. Essas e outras atitudes são escolhas que podem causar graves acidentes no trânsito.

Pegando carona, o movimento Maio Amarelo escolheu o tema #MinhaEscolhaFazADiferença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil teve o quarto pior desempenho do mundo no continente americano quando o assunto é acidentes de trânsito. São 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes. Só no estado do Rio, em 2015, foram 42 mil vítimas. Em 2016, o número chegou a 38 mil. A queda é de 9,5%, mas o índice é considerado alto.

“Para se ter uma ideia, o risco de se envolver em um acidente quando o condutor está usando o celular pode aumentar até 400%, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos.”

O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013.

A cor amarela faz referência à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Uma maneira de representar a atenção pela vida.

Seguindo os passos dos movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e ao vírus HIV, o Maio Amarelo também utiliza o laço como uma forma de destacar o comportamento seguro.