UCT Digital

Home » UCT Digital » Notícias » Direção por Simulador avança com 4 mil profissionais

notícias

27/03/2017

Direção por Simulador avança com 4 mil profissionais

Turma - SIT Macaé
Turma – SIT Macaé

O Programa de Direção por Simulador (PDS) acaba de atingir a marca de quatro mil colaboradores capacitados, no setor de transporte por ônibus, ao longo de três anos e meio.

Recentemente, uma das empresas que ajudaram a alavancar esse número foi o Sistema Integrado de Transporte (SIT), de Macaé, do sindicato Setransol. Foram formados dois educadores e 50 motoristas, que viajaram quase 200 km para chegar ao Setrerj, em Niterói, onde está instalado um dos quatro simuladores do PDS. Lá os alunos participaram do curso “Aperfeiçoamento de Motorista de Ônibus Urbano”.

Para o educador Marcelo Cândido Silva, da empresa SIT, o simulador é uma tecnologia que faltava para os profissionais do transporte coletivo, pois ajuda a aperfeiçoar a direção segura e eficiente, que ele considera fundamental para redução de acidentes e mortes no trânsito.

“Esse equipamento é fantástico, pois consegue reproduzir até 90% a nossa realidade, como quebras e condições adversas. Não posso deixar de ressaltar a parte teórica e todo conteúdo que deixa, de forma bem explícita, o quanto temos que nos capacitar, para vendermos um serviço de qualidade e digno à sociedade, que entrega a vida em nossas mãos”, diz.

No primeiro ano de existência, o PDS formou 153 alunos, quando possuía dois simuladores em atividade.

Os alunos da Viação Normandy do Triângulo e da Auto Viação Tijuca impulsionaram a marca dos quatro mil do PDS, participando do curso “Aperfeiçoamento de Motorista de Ônibus Articulado (sistema BRT)”, na unidade do Sest-Senat em Deodoro. A Normandy completou oito turmas, com 48 motoristas capacitados. A Tijuca, com três turmas e 21 condutores profissionais treinados.

O educador Fábio Duarte da Silva, que aplicou sua primeira turma, relata que o simulador “visa à educação dos profissionais no atendimento ao cliente, elimina vícios de direção, e a operação é voltada para a condução preventiva, ou seja, segura”. Para ele, essa parceria entre as empresas e a UCT trouxe benefícios para melhorar, cada vez mais, o transporte no sistema BRT, na capital fluminense.

Até o momento, 80 empresas de ônibus do estado do Rio de Janeiro participam do PDS.

A empresa Auto Viação Jabour, do sindicato Rio Ônibus, completou a 18ª turma, atuando com 105 motoristas treinados no equipamento que utiliza tecnologia de ponta, no Sest-Senat Paciência. O curso aplicado foi “Formação de Novos Motoristas”, que prepara os profissionais novatos no setor.

De acordo com João Rodolfo, coordenador do PDS, esta modalidade é bem flexível, oferecendo turmas com 4h, 8h, 12h ou 16h. Segundo ele, cada módulo é independente e facilita a rotina daquela empresa que possui um processo de recrutamento e seleção, com prazo reduzido.

Atenção: estão abertas as inscrições ao PDS para participar do “Formação de Educadores”, que vai ser realizado nos dias 02, 09, 16, 23 e 30/06/17 (às sextas-feiras). Inscreva-se em Fique Por Dentro.

 

Turma Normandy Tijuca
Turma Normandy Tijuca
Turma Jabour
Turma Jabour