UCT Digital

Home » UCT Digital » Blog UCT » Você é um líder educador?

blog UCT

10/10/2017

Você é um líder educador?



Willyans Coelho - psicólogo e consultor de empresas

Você vai ler:

  • O ambiente corporativo atual é extremamente competitivo e mutável.
  • A equipe tem que apresentar capacidade constante de adaptação e inovação.
  • É papel do líder fomentar a aprendizagem da equipe para enfrentar as mudanças.

Foi-se o tempo em que o papel das lideranças era apenas dirigir e controlar pessoas na realização de trabalhos rotineiros, perfeitamente adaptadas a um ambiente confortavelmente estável, sem qualquer questionamento ou mudança.

Sabemos que o ambiente hoje não é mais estável, por isso, as tarefas não podem ser repetitivas. Hoje, não se pode atuar apenas com disciplina e controle para gerar aumentos na produção, é preciso também adaptação e inovação. Não adianta investir na pressão sobre as pessoas como forma de atingir uma melhor produtividade. A pressão é um fator importante a ser considerado, mas não pode ser utilizada como uma ação isolada. É preciso ir além.

Para melhorar os resultados, é preciso produzir com maior qualidade e menor custo. Para isso, é imprescindível que as pessoas estejam preparadas para lidar com o inusitado em suas diversas facetas: novos processos de produção, novas estruturas de hierarquia, novos desejos dos consumidores, novos mercados, novos níveis de concorrência, enfim, uma nova realidade a cada instante.

É preciso que o líder conscientize sua equipe para esta realidade de mudanças constantes, de ameaças, de concorrência acirrada, de incertezas e da necessidade de buscar novas soluções a cada dia. A partir dessa conscientização, o líder deve oferecer as condições ideais para que a aprendizagem organizacional faça parte do cotidiano da empresa, favorecendo na sua equipe o surgimento de uma atitude de aprendizagem permanente, essencial para que haja por parte das pessoas o compromisso com a melhoria da qualidade de vida, dos produtos e dos serviços.

Deve-se deixar claro que o espírito de aprendiz é exigido do profissional comprometido com o futuro. Para alcançar a capacidade de antever oportunidades, é necessária a renovação através da aprendizagem contínua. Favorecer este meio aberto ao desenvolvimento de novos conhecimentos é o papel fundamental do novo líder: o líder educador.

Lembre-se:

  • O líder deve conscientizar sua equipe sobre as mudanças constantes no ambiente organizacional.
  •  A aprendizagem contínua é um instrumento essencial para enfrentar as mudanças corporativas.
  •  O líder deve oferecer as condições ideais para que a aprendizagem organizacional faça parte do cotidiano da empresa.

E você…

  • Demonstra para sua equipe as mudanças que ocorrem no ambiente empresarial?
  •  Utiliza recursos que favoreçam a aprendizagem da sua equipe?
  •  Tem tirado o foco do controle e colocado nos resultados?
  •  Estimula a adaptação e a inovação nos diversos processos?
É expressamente proibida qualquer reprodução sem autorização prévia por escrito.
© Todos os direitos reservados. www.rh.com.br

Os mais lidos