UCT Digital

Home » UCT Digital » Blog UCT » Dê o passo decisivo

blog UCT

02/04/2018

Dê o passo decisivo



Armando Correa de Siqueira Neto - Psicólogo, consultor, professor e mestre em Liderança

Você vai ler:

  • A motivação e o caminho de sucesso. O passo decisivo da sua carreira.
  • A superação e o crescimento profissional.

Ao pesquisar sobre profissionais bem sucedidos é comum se deparar com um aspecto semelhante entre eles: o passo decisivo em relação à sua motivação.

Até um determinado momento de suas vidas, o seu estado de ânimo era mediano. Todavia, por sua decisão, baseada em metas bem estabelecidas, eles deram um impulso e ganharam novo e determinante fôlego para crescer.

E você já pensou como seria a sua vida profissional caso ela deslanchasse em razão de novas atitudes tomadas? O que diria o seu líder? Os seus colegas? Você mesmo?

Além de pensar a respeito para se alimentar da ideia e se estimular, é preciso dar sequência ao empreendimento e dar o passo decisivo. Quando pensamos e não executamos, descremos. Por outro lado, se ao menos tentamos, nos aproximamos do objetivo. E com uma boa dose de persistência podemos, invariavelmente, chegar lá.

Superação: ultrapassar o previsto sempre gera um sentimento de poder e capacidade essencial para garantir a perseverança necessária para realizar suas tarefas.

Contudo, é preciso perseguir alguns objetivos. Logo, tê-los é crucial. O que exatamente pode se tornar um bom alvo a ser atingido? Em razão das diferentes necessidades e desejos existentes nas pessoas, é prudente lhes permitir o estabelecimento de várias metas (bens materiais, status, reconhecimento etc.).

Porém, há aspectos comuns que podem ser almejados por todos ou, pelo menos, por boa parte dos colaboradores, tais como a autossuperação (técnica, intelectual, comportamental) e a superação dos resultados individuais e em equipe. Na prática, você é quem sempre ganha, podendo levar outros a se entusiasmar e vencer também. Mas vale lembrar que a decisão de dar o passo decisivo é de cada um.

Andar na direção de se automotivar é um direito (quiçá um dever) disponível em nossa natureza, cuja decisão pessoal baseia-se na escolha do tipo de atitude que se toma. O passo é decisivo porque a mudança nos faz perceber (e crer) que é possível avançar mais do que se imaginou (ou acreditou).

E quando evoluímos de forma concreta, registramos em nós o sentimento de que somos capazes de ultrapassar pontos anteriormente fixados como limite, além de nos proporcionar superações profissionais até então desconhecidas.

Cobre-se mais. Extraia resultados diferentes e superiores da sua capacidade latente. Creia mais. A cada novo passo decisivo você se perceberá convicto sobre o quanto é possível crescer. Faça a sua parte. Dar o passo depende de você. É decisivo!

Lembre-se:

  • Mude para alcançar um sucesso crescente na sua carreira.
  • A decisão é íntima e pessoal.
  •  Só você tem a chave para abrir a porta do entusiasmo pessoal.

E você…

  • Como avalia o seu grau de motivação no trabalho?
  •  Precisa mudar o seu entusiasmo?
  •  O que tem feito para aumentar a sua motivação?
É expressamente proibida qualquer reprodução sem autorização prévia por escrito.
© Todos os direitos reservados. www.rh.com.br

Os mais lidos