UCT Digital

Home » UCT Digital » Blog UCT » Conquiste uma torcida

blog UCT

24/10/2017

Conquiste uma torcida



Willyans Coelho - Psicólogo e MBA em Gestão pela FGV

Você vai ler:

  • A importância de todos para as conquistas da equipe.
  • Ações para conquistar toda a empresa para as causas de cada equipe.

No futebol, é comum ouvirmos que a torcida é o 12º jogador. Ela tem a capacidade de contribuir significativamente para o sucesso da equipe, mesmo fora das quatro linhas. Ao jogar em “casa”, a torcida empurra o time ao ataque. Isso geralmente leva a equipe a atingir melhores resultados.

Mas nem sempre a torcida “joga a favor”. Quando o resultado não aparece no decorrer da partida, por vezes, a torcida fica impaciente e começa a reclamar do time. Criticar publicamente o desempenho fraco não contribui para a melhoria dos resultados, mas, certamente oferece uma demonstração clara de que algo não está caminhando bem.

O apoio das pessoas externas à equipe, na empresa, incentiva a busca pelos resultados desejados por todos.

Portanto, aplausos ou vaias são feedbacks potentes para o desempenho de um time de futebol. De uma forma ou de outra, o time tem um parâmetro claro sobre o seu desempenho.

Assim também acontece nas empresas. Há equipes que contam com uma grande torcida a favor, que incentiva, vibra com os resultados e fica feliz com a meta alcançada. Mas existem equipes que, infelizmente, contam apenas com a torcida contra, e, ainda, há aquelas que nem torcida têm.

Nesse caso, é hora de virar o jogo.

Se o trabalho da equipe não é sigiloso, não faz sentido ficar sem torcida. Mas, para que a torcida “jogue a favor”, é importante que as demais pessoas da empresa tenham conhecimento sobre aquilo que a equipe esteja fazendo e possam contribuir, de alguma forma, para o trabalho.

O apoio das pessoas externas à equipe, na empresa, incentiva a busca pelos resultados desejados por todos.

A fim de conquistar o apoio das pessoas na empresa para sua equipe, confira algumas ações que podem ser adotadas:

  • Divulgue os objetivos da equipe e os resultados positivos que se desejam alcançar para a empresa.
  • Mantenha as pessoas informadas sobre o andamento dos trabalhos, através de conversas informais ou pela comunicação oficial.
  • Crie canais de comunicação para as pessoas com a equipe, a fim de poderem dar suas opiniões e sugestões.
  • Se for possível, dê a oportunidade para que outras pessoas se envolvam momentaneamente nas atividades da equipe, atribuindo tarefas específicas.

É certo que quanto maior a torcida, maior será a cobrança. Mas esse nível de cobrança também gerará maior comprometimento dos integrantes da equipe para alcançar os resultados esperados. E, se esses resultados aparecerem, também virá o reconhecimento de todos pelo trabalho bem feito. Em síntese, torcida gera cobrança, que aumenta o comprometimento, que leva ao reconhecimento. Portanto, garanta logo a torcida para a sua equipe, faça um bom trabalho e colha os resultados.

Lembre-se:

  • É importante conquistar o apoio das pessoas.
  • As outras pessoas devem ser informadas sobre o trabalho da equipe.
  • As contribuições podem se dar por meio do apoio ou da crítica.
  • Torcida gera cobrança de um bom trabalho.

E você…

  • Já pensou sobre o fato de a torcida ser decisiva para o sucesso da equipe?
  • O que faz para conquistar torcida a favor? O que faz quando a equipe é criticada?
  • Já participou de equipes sem torcida? Como foi?
  • Como encara as responsabilidades assumidas diante de pessoas exigentes?
É expressamente proibida qualquer reprodução sem autorização prévia por escrito. © Todos os direitos reservados. www.rh.com.br

Os mais lidos