UCT Digital

Home » UCT Digital » Blog UCT » Como solucionar problemas?

blog UCT

10/07/2017

Como solucionar problemas?



Willyans Coelho - Psicólogo e MBA em Gestão pela FGV

Você vai ler:

A capacidade de fazer perguntas como ferramenta para o sucesso.

O hábito de fazer perguntas auxilia o autodesenvolvimento.

As principais vantagens do ato de perguntar.

Peter Drucker foi chamado de “guru dos gurus” e considerado o “pai da gestão moderna”. Ele escreveu vários livros, participou de diversos eventos e, durante muitos, anos foi professor universitário. Tinha uma incrível capacidade de apresentar suas idéias de forma clara e concisa, falando de forma tranqüila. Suas propostas foram disseminadas em muitas empresas, por administradores que tiveram sua formação baseada em seus ensinamentos.

Mas, além de expor muito bem suas idéias, Drucker tinha uma outra grande capacidade, descrita por várias pessoas que tiveram a oportunidade de conversar, pessoalmente, com ele: a de saber fazer perguntas. Grandes executivos disseram que modificaram suas carreiras ou empresas graças a uma ou duas perguntas, aparentemente simples, feitas por Peter Drucker. Nesse sentido, há uma frase muito significativa atribuída a ele: “meu maior poder como consultor é ser ignorante e fazer algumas perguntas”. Através de perguntas curtas, ele demonstrava sua genialidade.

Saber perguntar é tão ou mais importante do que saber responder. As perguntas são capazes de nos ajudar a conhecer melhor a situação na qual estamos inseridos, bem como contribuem para o desenvolvimento próprio e das outras pessoas – individualmente ou em equipe – a quem dirigimos nossas perguntas.

“Não existem ‘soluções prontas’ para qualquer tipo de problema. É preciso explorar todos os aspectos envolvidos para se encontrar a solução de um problema específico.”

Entre as muitas vantagens que uma boa pergunta apresenta, é possível destacar que elas podem:

  • garantir a participação das pessoas na solução dos problemas;
  • concentrar a atenção para problemas reais;
  • explorar todas as variáveis de um problema;
  • compreender as motivações e as limitações de uma ação;
  • criar desafios para o crescimento pessoal e da equipe;
  • quebrar paradigmas;
  • gerar idéias inovadoras.

Quando alguém lhe apresentar um problema, experimente fazer perguntas antes de oferecer qualquer solução. Essa é a melhor maneira para compreendê-lo, a situação que o envolve e as soluções que poderão ser mais adequadas. As perguntas poderão lhe demonstrar todas as potencialidades que a situação oferece. Além de permitir demonstrar ao outro toda a sua genialidade.

Lembre-se:

  • Saber perguntar é muito importante e lhe oferece muitas vantagens.
  • As perguntas nos ajudam a conhecer o contexto em que estamos inseridos.
  • A melhor maneira de compreender um problema é formulando perguntas.

E você…

  • Costuma utilizar perguntas para explorar as potencialidades de uma ocasião, quando surge um problema?
  •  Como se vale das perguntas em busca da inovação para enfrentar desafios?
  •  Incentiva a participação das pessoas na solução de problemas através do hábito de fazer perguntas?

É expressamente proibida qualquer reprodução sem autorização prévia por escrito.

© Todos os direitos reservados. www.rh.com.br

Os mais lidos