Autodesenvolvimento

Home » Autodesenvolvimento » UCT Recomenda » Por que assistir ao filme “Estrelas Além do Tempo”?

UCT Recomenda

07/03/2017

Por que assistir ao filme “Estrelas Além do Tempo”?

Reprodução Internet
Reprodução Internet

Você sabia que foi um time de cientistas afro-americanas que tiveram um papel fundamental na corrida espacial americana?

Você sabia que essa história, inspiradora para sua empresa e para muitas mulheres, virou filme?

Então, separe a pipoca, porque a resenha da vez em “UCT Recomenda” é o longa-metragem “Estrelas Além do Tempo”, dirigido por Theodore Melfi.

Todo mundo tem muito o que aprender com essa trama baseada em uma história real. Primeiro porque o filme fala de duas questões bastantes atuais: a discriminação racial e de gênero.

O ano é 1961. Os Estados Unidos vivenciavam o período conhecido como Guerra Fria, em que o país disputava a corrida espacial com a União Soviética. Essa época também se destacava por uma questão nada exemplar: a segregação racial nas cidades norte-americanas.

Isso mesmo. Leis determinavam uma separação entre brancos e negros. Por exemplo, um negro não podia frequentar o mesmo banheiro que uma pessoa branca, ou mesmo, sentar-se ao lado dela dentro de um ônibus.

Agora, você já imaginou esse tipo de situação na agência espacial Nasa? Lá também era assim. Imagine agora isso tudo vivenciado por mulheres negras entrando no mercado de trabalho. E muitas delas trabalhando com cálculo e engenharia.

Esse é o fio condutor da história de três grandes amigas: o Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer – indicada ao Oscar na categoria atriz coadjuvante) e Mary Jackson (Janelle Monáe). Sabe aquele lance de matar um leão por dia? É com elas.

A área de Gestão de Pessoas de qualquer empresa vai poder perceber como era delicado lidar com a diversidade naquela época, em que os conflitos sociais e éticos borbulhavam para todos os lados. Um bom momento para os profissionais da área se colocarem naquela situação. E, aí, como você agiria?

As mulheres rodoviárias da Operação e Manutenção também vão se reconhecer e até mesmo reforçar a habilidade de lidar com as adversidades, inclusive numa área majoritariamente masculina.

Os líderes também têm muitas lições para tirar desse filme. O papel da liderança para a execução de um projeto (no caso, a construção de um foguete) está principalmente atrelado à condução e ao reconhecimento dos seus talentos humanos.

Chega de papo e é hora de apertar o play. Clique em “Estrelas Além do Tempo” e assista ao trailer. Procure o cinema mais perto de você.