Autodesenvolvimento

Home » Autodesenvolvimento » UCT Recomenda » Filmes para Consciência Negra no Festival do Rio

UCT Recomenda

07/11/2018

Filmes para Consciência Negra no Festival do Rio

No mês de novembro, celebra-se a Consciência Negra. A Universidade Corporativa do Transporte (UCT) aproveita a ocasião para separar filmes com a temática que fazem parte da programação do Festival do Rio. Confira nossas dicas da sétima arte para os rodoviários e rodoviárias:

Filme: Universo Paralelo

Sinopse: um paralelo entre violações de direitos humanos do passado escravocrata e da ditadura militar promovido através de obras do século XIX e depoimentos à Comissão Nacional da Verdade.

Infiltrado na Klan

Sinopse: a história real de um herói americano. Nos anos 70, Ron Stallworth é o primeiro detetive afro-americano a servir no Departamento de Polícia de Colorado Springs. Determinado a se destacar, ele parte em uma missão perigosa: se infiltrar e expor a Ku Klux Klan. O jovem detetive logo recruta um colega mais experiente, Flip Zimmerman. Juntos, eles pretendem derrubar a organização que espalha o discurso de ódio pelo país. Produzido pela equipe de Corra!, vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 2018. Vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes.

O ódio que você semeia

Sinopse: Starr Carter está entre dois mundos: a vizinhança pobre, principalmente negra, onde mora, e a escola rica, quase toda branca, que frequenta. O equilíbrio entre esses mundos é quebrado quando Starr testemunha o assassinato de seu melhor amigo de infância, Khalil, pelas mãos de um policial. Agora, enfrentando pressões de todos os lados da comunidade, Starr precisa encontrar sua voz e defender o que é certo. O filme é baseado no aclamado bestseller de Angie Thomas.

Se a rua Beale falasse

Sinopse: primeira obra do diretor Barry Jenkins, depois de Moonlight, vencedor do Oscar de melhor filme, em 2017. Ambientada no Harlem dos anos 70, é a história de um amor atemporal e da força de uma família afro-americana contada por uma jovem de 19 anos. Tish relembra vividamente a paixão, o respeito e a confiança que uniram ela o artista Alonzo Hunt, conhecido pelo apelido de Fonny. Amigos de infância, tornaram-se um casal, já têm um bebê e estão noivos, mas seus planos são sabotados quando Fonny é preso por um crime que não cometeu. Baseado no livro de James Baldwin.

Clique no link abaixo para conferir as datas de exibição dos filmes.