A UCT

Home » A UCT – Carreiras

Carreiras

Para cada público, um caminho de crescimento!
A Universidade Corporativa do Transporte organiza suas atividades de acordo com características de seu público-alvo, ou seja, todos os colaboradores e também a comunidade que se beneficia dos nossos serviços dentro do setor de transporte por passageiros. Nosso maior público são os 100 mil trabalhadores diretos em transporte por ônibus no estado do Rio de Janeiro.

 


CARREIRA EM OPERAÇÃO

 

  • A carreira no processo de operação da empresa engloba desde a circulação dos veículos até as atividades de coordenação e controle dessa movimentação. Tais atividades acontecem nos espaços urbano; nos pontos de ônibus; nos Centros de Controle Operacional e garagens.
  • Esses profissionais dirigem os ônibus; fazem a manobra dos veículos nos pátios; abastecem; definem e controlam as escalas de serviços; controlam os fluxos; supervisionam o sistema de bilhetagem; “correm linha”; treinam itinerários, etc.
  • Visibilidade: alta. Influenciam a percepção de qualidade do cliente sobre a prestação de serviço. Alto impacto de mídia.

 

Exemplos de posições de trabalho:

 

Assistente Operacional, Agente de Plataforma, Gerente Operacional, Cobrador, Motorista, Coordenador Operacional, Programador, Escalante, Supervisor de Linha, Fiscal.

 

 

CARREIRA EM MANUTENÇÃO

 

  • A carreira no processo de manutenção dos veículos da empresa engloba inúmeras especialidades de natureza técnica, que visam manter a frota operando em condições que não ofereçam risco de acidentes. Tais atividades acontecem exclusivamente nas garagens.
  • Esses profissionais cuidam do funcionamento dos veículos conforme características técnicas específicas; realizam manutenções preventivas e corretivas dos mesmos e equipamentos; mantêm a carroceria e a pintura dos ônibus, etc.
  • Visibilidade: mediana internamente e alta externamente. Acidentes, que comprovadamente foram consequência de manutenção deficiente, expõem a empresa em uma situação muito delicada, frente à sociedade como um todo.

 

 

Exemplos de posições de trabalho:

 

Abastecedor, Gerente de Manutenção, Almoxarife, Lanterneiro, Apontador, Lubrificador, Assistente Administrativo (Manutenção), Manobreiro, Auxiliar de Manutenção, Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico Montador, Borracheiro, Mecânico Socorrista, Capoteiro, Pintor, Coordenador de Manutenção, Pintor Letrista, Eletricista, Supervisor de Manutenção, Ferreiro, Torneiro.

 

 

CARREIRA EM ADMINISTRAÇÃO

 

  • Carreira no processo administrativo engloba o conjunto de atividades de suporte aos processos da empresa. Está sob sua responsabilidade o provimento de recursos físicos, financeiros e de pessoas, cuidam da boa aplicação dos mesmos. Apoiam as lideranças na tomada de decisão assessorando-as e provendo-as de indicadores de análises comparativas. Tais atividades acontecem basicamente nos escritórios das empresas.
  • Conduzem a força de trabalho; gerenciam e controlam resultados financeiros; administram a cadeia de suprimentos; apoiam o gerenciamento dos processos e das pessoas,
  • Visibilidade: baixa externamente e alta internamente à empresa.

 

Exemplos de posições de trabalho:

 

Analista de RH, Analista de TI, Analista Financeiro, Assessor Jurídico, Assistente Administrativo, Assistente Contábil, Assistente Social, Auxiliar de Monitoramento de Imagem, Caixa, Comprador, Contador, Coordernador de Pessoal, Coordenador de RH, Engenheiro de Segurança de Trabalho, Instrutor, Médico do Trabalho, Mensageiro, Porteiro, Recepcionista, Técnico Ambiental, Técnico em Segurança do Trabalho.

 

 

CARREIRA EM LIDERANÇA

 

  • Carreira voltada ao gerenciamento da empresa e que tem como principais atributos as atividades de: planejar, organizar o trabalho, coordenar equipes e controlar e avaliar o atingimento de resultados e, consequentemente, propondo ou implementando melhorias necessárias, incluindo as que são voltadas ao desenvolvimento de sua equipe. Espera-se, ainda da alta liderança, a capacidade de interlocução com partes envolvidas de modo a manter relacionamento produtivo em todas as esferas de contato.
  • Definem estratégias; coordenam equipes; organizam o trabalho; acompanham resultados e desenvolvem equipes, etc.
  • Tais atividades acontecem em qualquer dos espaços de atuação da empresa.
  • Visibilidade: muito alta externamente à empresa e alta internamente.

 

Exemplos de posições de trabalho:

 

Empresário, sócio, conselheiro, diretor, gerente, coordenador e supervisor.